TIC Infraestrutura

Conheça nossa Infraestrutura

A rede POTI tem aproximadamente 62 km de cabos de fibras ópticas, fazendo uso da topologia em anel com controle de loop. Esta topologia foi adotada para evitar a interrupção do serviço de rede, em caso de acidentes, pois é possível ter redundancia de conexão com o uso dessa topologia.

O cinturão principal é constituido de cabos de 24 pares de fibra e os acessos para as instituições é feito com cabos de 12 pares.

As fibras são aéreas e autossustentadas nos postes da parceira Eletrobrás - Distribuição Piauí. Assim foi feita uma permuta de infraestrutura – a empresa cedeu seus postes para passagens de cabos ópticos em troca da utilização de um par de fibras para interligar suas subestações nesta capital.

Para o controle de redundância na rede, utilizamos o protocolo "Ethernet Automatic Protection Switching (EAPS)" que é usado para criar uma topologia tolerante a falhas, onde é configurando um caminho primário e um secundário para cada VLAN.

Os ativos de rede que fazem a comunicação são Switchs L3, ou seja, são dispositivos que operam em camada 2 (ENLACE) mas que possuem funcionalidades de um roteador (Camada Rede). Assim é possível fazer roteamento dentro da rede POTI com OSPF, por exemplo.

A velocidade nominal de operação da rede é de 1Gbps para cada site, com a possibilidade de ampliar esta capacidade de forma ilimitada futuramente.